Containers

Você sabia que a reutilização de containers na construção civil pode garantir projetos até 30% mais baratos?

Os containers, inicialmente utilizados para o transporte de cargas, vêm sendo cada vez mais utilizados na construção civil, com o intuito de trazer projetos mais modernos e sustentáveis. Eles são fabricados a partir aço, alumínio e fibra, e existem basicamente dois tipos que ganham espaço nos projetos: o container marítimo comum e o container reefer. O primeiro tipo, como no próprio nome já diz, é o mais comum utilizados nos portos, tendo uma resistência alta a corrosão, mas com baixo isolamento térmico e acústico. Já o segundo, financeiramente mais caro, tem a finalidade de transportar cargas congeladas, tendo uma maior eficiência nos isolamentos.

Vantagens de utilizar essa estrutura em sua obra

A vida útil de um container varia de 10 a 20 anos dependendo do material, e após esse período, a utilização torna-se não recomendável, podendo permanecer na natureza por até 120 anos. Por isso, quando há a reutilização do material, a obra já vira por si só sustentável. Porém podemos analisar outros pontos que agregam nas construções, como:

· Econômico: com esse tipo de estrutura, muitas vezes as fundações e terraplanagem são desnecessárias, visto que os pontos de apoio são mínimos com os containers, reduzindo de 20 a 40% os custos da obra.

· Rapidez e versátil: possui uma logística acessível, podendo ser montado e desmontado com facilidade, sem contar que é altamente modulável.

· Resistência: por serem constituídos de aço, alumínio e fibras, essa material possui uma resistência elevada, podendo aguentar até 20 toneladas por pavimento.

Pontos importantes a serem analisados

Assim como todas as estruturas da engenharia civil, os containers também possuem certas circunstâncias a serem consideradas:

· Viabilidade: antes de optar por essa estrutura, é necessário observar se o local da obra suporta esse tipo de construção e se encaixa nas características do imóvel.

· Desintoxicação: é uma reutilização de um material, então é de extrema importância que ele tenha sido devidamente tratado, descartando qualquer possibilidade de conter alguma substância tóxica, por exemplo.

· Isolamento térmico e acústico: como vimos anteriormente, os isolamentos não são o ponto forte dos containers. Porém, hoje em dia já existem diversas soluções, como revestimentos e até pinturas para uma melhoria desse cenário.

Gostou desse tipo de conteúdo? Siga a Inttegra Empresa Júnior no instagram para mais posts e curiosidades: @inttegraej