Prevenção de Segurança Contra Incêndio e Pânico

Afinal, qual a importância de um projeto de prevenção contra incêndio?

O que é esse projeto?

Um projeto de segurança contra incêndio e pânico, abreviado como PSCIP, é um projeto que deve ser elaborado em virtude da segurança e vida das pessoas. É um documento que segue requisitos do Corpo de Bombeiros e normas estaduais, e apenas arquitetos, engenheiros civis ou engenheiros da segurança do trabalho são autorizados a realizar, na maioria dos estados do Brasil. Entrou em vigor em março de 2017 a Lei Kiss (Lei 13.425), a qual estabelece diretrizes gerais e ações complementares sobre prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.

Alguns dos elementos que esse projeto necessita ter são:

· Rotas de fuga

· Iluminação e sinalização de emergência

· Sistema de alarmes de incêndio

· Sistema de extintores de incêndio

· Rede de hidrantes

· Centrais de gás (GLP e GNV)

· Para-raios

Edificações que necessitam do PSCIP

Por questão de segurança, é de boa decisão que todas tenham esse projeto, mas segundo a Lei Kiss, as edificações que são obrigatórias a ter o projeto são prédios comerciais de serviços ou locais com uma concentração igual ou acima de 100 pessoas, podendo ser coberto ou descoberto; edificações acima de 750 m2 (construções entre 200 e 700 m2 pode ser elaborado um projeto simplificado de incêndio); prédios que contenham uma grande quantidade de inflamável no seu interior; edifícios públicos ou ocupados por órgãos governamentais.

Portanto, o projeto de prevenção contra incêndio é de extrema importância, visto que trará uma segurança para os frequentadores da edificação, chegando a ser um ato de responsabilidade do profissional ao realiza-lo junto com os demais projetos complementares de uma edificação. É claro que além da elaboração do PSCIP, é preciso que os moradores e/ou trabalhadores do prédio saibam o valor e necessidade de saber identificar e utilizar os recursos prestados a eles, como saídas de emergência e extintores, para a segurança de todos.

E você? Já tem um projeto de prevenção contra incêndio ou ainda procura uma empresa para fazer? Entre em contato conosco para mais informações!