Projeto Elétrico

Já pensou ter um curto circuito em sua residência causado por um projeto elétrico mal feito?

A instalação de pontos de utilização de energia elétrica, divisão de circuitos e a previsão da passagem de condutores fazem parte de alguns tópicos importantes para realizar um bom projeto elétrico. Ele vai ser a previsão escrita da instalação, com todos os seus detalhes como localização dos pontos de utilização da energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores, divisão em circuitos, seção dos condutores, cargas, quadros, proteções etc. Todos esses elementos devem ser baseados nas normas NBR 5410, e seguindo as recomendações específicas de cada edificação é possível ter um bom funcionamento e segurança.

Mas quais são as vantagens de realizar um projeto elétrico?

Um ponto importante é a segurança, visto que possíveis riscos de sobrecarga elétrica ou choque elétrico poderão ser evitados, reduzindo assim perigos para a população. A economia de energia também não fica de fora no quesito vantagem, já que é analisado ponto a ponto os melhores dispositivos a serem utilizados, sendo personalizado de acordo com a necessidade da obra. Outro aspecto também a ser analisado é a facilidade de manutenção, na medida que ao se ter uma planta da parte elétrica de uma casa ou/e edifício, a manutenção ao longo dos anos será mais fácil ao se ter a visão geral.

Etapas de um projeto elétrico:

· Análise da planta baixa

· Previsão de cargas e demanda

· Determinar os circuitos elétricos

· Determinar o local do quadro de distribuição

· Desenhos dos diagramas unifilares

· Corrente elétrica necessária (a partir de cálculos)

· Dimensionamento do quadro de distribuição

· Dimensionamento eletrodutos

· Planta com a disposição dos pontos elétricos


A segurança tem que vir em primeiro lugar, por que então esperar para fazer seu projeto elétrico? Ligue no nosso celular (41) 9119-1334 e marque já uma reunião!