Projeto Estrutural

Você sabia que realizar um projeto estrutural na sua obra pode ajudar a prevenir gastos desnecessários?


Um projeto estrutural, ou cálculo estrutural como também é conhecido, é responsável pelo dimensionamento da estrutura que irá sustentar a edificação, incluindo as vigas, lajes e pilares dessa obra. É através de cálculos precisos que os engenheiros, a partir do projeto arquitetônico, irão saber quais as dimensões de cada componente e qual o melhor tipo de estrutura, pois como já visto nos projetos de ensaio de solo, cada solo se comporta de um jeito diferente, logo, é preciso estruturas específicas para cada caso. As normas utilizadas para a realização desse projeto são as NBR- 6118/2014 e NBR-6120/1980, e elementos como a resistência do concreto, ação dos ventos, cargas e clima são analisados rigorosamente nessa fase de dimensionamento.

E quais as vantagens do projeto estrutural?

É necessário saber a importância que o cálculo estrutural tem nos projetos, por isso aqui vai alguns pontos a se considerar:

· Ao realizar esse projeto, a segurança da edificação aumenta, visto que os cálculos serão precisamente determinados, podendo evitar imprevistos futuros.

· Com esse melhor dimensionamento das estruturas, problemas como trincas nas paredes, teto e revestimentos.

· Um dos principais pontos é o fato de racionalizar melhor os materiais quando se tem um projeto estrutural. Gastos excessivos na construção civil ainda é um problema muito comum, e com esse projeto, é delimitado a quantidade necessária para se realizar a edificação, não havendo assim desperdícios e provocando uma economia.

· A melhor estrutura para que não haja nenhum problema futuro pode ser definida por meio do estrutural, sendo analisado como tido anteriormente os ensaios de solo.

A facilidade do controle e de futuras manutenções também são uma vantagem grande adquirida, facilitando a vida no canteiro de obras e dos engenheiros.


Podemos concluir então que o projeto estrutural é uma peça importante quando o assunto é segurança e economia, desde materiais até mão de obra. Marque uma reunião pelo nosso e-mail contato@inttegraej.com.br e solicite um orçamento para o seu projeto!