Projeto Hidráulico

Você sabia que a instalação hidráulica representa 3% do custo total da obra, mas é responsável por mais de 70% dos problemas pós construção ou reforma?


Um bom projeto é aquele que combina desempenho, economia e sustentabilidade. Desempenho porque o sistema deve cumprir os requisitos propostos da melhor forma possível, sem afetar outras questões de quem vai usufruir; Economia porque se deve buscar minimizar custos; e sustentabilidade, para tentar minimizar os impactos da construção civil ao ambiente.

Todas as tubulações de um prédio, que encaminham a água até seu banho, ou sua pia, dependem de um projeto hidráulico cuidadoso e bem elaborado. Nesse projeto devem constar os detalhes de todos os subsistemas que compõem a parte hidráulica do imóvel, como as tubulações de água fria, água quente, rede de esgoto, reuso de água, caixa rede de esgoto e possível coleta de águas pluviais, dependendo da localização da edificação. O padrão básico é o seguinte: plantas baixas, detalhes de esgoto, isométricos de água, esquemas verticais de água e esgoto e detalhes específicos, dependendo da localização da edificação. A planta geral desse projeto irá mostrar as diversas ramificações dos encanamentos, lugares por onde passam, assim como medidas posições. É de extrema importância a realização precisa desse projeto, não apenas para a construção inicial, mas para futuras obras que venham a ter.


Como irá me ajudar o projeto hidráulico na hora da realização de obras?

Com o projeto em suas mãos ficará bem mais fácil de identificar os itens que você irá ter que modificar e passar dependendo do seu desejo. Um exemplo simples é ao querer demolir uma parede: tem que se identificar primeiramente se passa algum cano por ela, e se passa, saber qual ramificações ficariam sem água durante esse período de obra; ter em mente o registro que precisará ser fechado, ou a caixa que deverá ser desconectada para possibilitar essa mudança.

Quer fazer uma obra sem correr riscos com o seu projeto hidráulico e ainda economizar e diminuir os impactos ao meio ambiente? Entre em contato pelo nosso e-mail contato@inttegraej.com.br e peça um orçamento!