Telhado Verde

O ramo da construção civil vem ampliando cada vez mais seus recursos quando o assunto é sustentabilidade, e uma das estruturas que vem sendo procuradas, é o Telhado Verde. Mas como funciona?

A crescente necessidade de elaborar sistemas construtivos mais sustentáveis e menos ofensivos ao meio ambiente, fez com que os projetos fizessem devidos ajustes e trouxessem inúmeras inovações, como o Telhado Verde. Ele consiste basicamente em um telhado com forração natural, utilizando vegetação aparente ao e vez de cerâmica, aço ou outros materiais duros. Além de trazer um design inovador, o propósito desse projeto vai muito além: o conforto térmico é melhorado, assim como a possibilidade de reuso de água da chuva e regulação da umidade do ar.

Como funciona o telhado verde?

Ele é constituído por 7 camadas diferentes que compõem sua estrutura. Utilizando o telhado como a própria base para a estrutura, é colocado uma camada de membrana a prova d’água e uma barreira contra as raízes, em sequência, para a proteção da estrutura contida em baixo. Em seguida, é posicionado um sistema de drenagem e um tecido permeável, para que seja possível a captação da água para futuro reuso. Assim, é finalizado com a terra e a vegetação desejada.

A manutenção desse ecotelhado é bem mais simples do que um telhado comum, visto que a área de vegetação é a que tem contato direto com o clima, algo necessário para um bom crescimento das plantas. As camadas mais internas não necessitam de um cuidado regulado, já que elas não tem contato com fatores externos (sol, chuva, vento), e por isso possuem uma durabilidade maior.

Vantagens de ter um telhado verde em sua residência

· Maior conforto térmico e acústico à edificação.

· Possui uma manutenção inteligente, investindo na reutilização da água pluvial.

· Menor poluição, contribuindo para uma maior filtragem do ar.

· Proteção para o telhado, diminuindo a necessidade de manutenção.

· Design diferenciado, podendo trazer um visual único para cada projeto.

Quer saber mais sobre sustentabilidade na construção civil? Entre na nossa página do linkedin Inttegra Empresa Júnior e nos siga para receber mais conteúdos como esse!