Steel Frame x Wood Frame

Você já pensou na possibilidade de fazer um projeto em Wood Frame ou Steel Frame? Preferimos sempre métodos construtivos mais usuais é fáceis, sabendo disso, preparamos um artigo abordando sobre esses sistemas construtivos inteligentes.

A construção é uma atividade necessária que consome grandes quantidades de recursos. Hoje em dia, as pessoas têm procurado e optado por construções que apresentem maior eficiência e rapidez de execução, que sejam viáveis financeiramente, mas que também possuam um bom padrão de qualidade e evitem o desperdício.

Nesse cenário, surgem alternativas como Steel Frame e Wood Frame, métodos amplamente empregados e conhecidos em países desenvolvidos, mas pouco conhecidos e usados no Brasil.

O Steel Frame, é conhecido por ser um sistema industrializado formado por estruturas de perfis de aço galvanizado, utilizados para compor painéis estruturais e não-estruturais, vigas, tesouras e demais componentes. O Wood Frame também é um sistema industrializado, mas é formado por estruturas de madeira. A madeira empregada deve ser de origem legal, aprovada pelo IBAMA.

Como garantir qualidade desses sistemas?

Para que os sistemas cumpram com a qualidade os quais foram destinados e projetados, é preciso que os materiais empregados sejam adequados, sendo a escolha dos materiais e mão de obra de grande importância. A madeira do método Wood Frame deve ser tratada, processo feito normalmente com produtos hidrossolúveis, que protegem o material contra danos do meio ambiente. Já em relação aos profissionais que realizaram o processo, a mão-de-obra deve ser especializada, com profissionais devidamente treinados e capacitados.

Qual método é mais vantajoso?

Apesar dos dois sistemas construtivos serem vantajosos para a construção pela durabilidade, segurança, facilidade e agilidade, no Brasil existem fatores que pesam mais para a escolha do método. O aço no Brasil possui um valor mais acessível que a madeira maciça, além da madeira necessitar de um tempo maior para corte e secagem. Além desses fatores, a facilidade de manutenção do aço também é mais favorável do que o da madeira, tornando assim o Steel Frame mais vantajoso e frequente no Brasil.

Desvantagens?

· O uso do concreto não é 100% descartável em alguns elementos;

· Os dois métodos não costumam ser utilizados em mais de 5 pavimentos;

· Existe dificuldade em encontrar mão de obra especializada;

· Mercado ainda é muito conservador em relação a aderência de novos métodos construtivos.

Gostou do conteúdo? Veja outros sistemas construtivos modernos que ganham cada vez mais espaço no mercado no nosso blog. Nos siga nas nossas redes sociais e esteja sempre por dentro de novas atualizações!