Movimento Empresa Júnior

O Movimento Empresa Júnior surgiu na França em 1967 e veio para o Brasil em 1988. O MEJ tem como propósito a busca por um Brasil Empreendedor, a fim de formar pessoas comprometidas e capazes de transformar o país por meio da realização de mais e melhores projetos.

História:

Em 1967, alunos da ESSEC – L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales, em Paris, sentiram a necessidade de ter conhecimento das ferramentas utilizadas no mercado em que eles trabalhariam num futuro próximo. Assim, foi fundada a Junior ESSEC Conseil, uma associação de estudantes que colocaria em prática os conhecimentos acadêmicos com clientes do mercado.

O conceito depois se espalhou entre as escolas de engenharia e administração da França, em seguida pelas escolas de comunicação, agronomia e outras universidades. Em 1969 foi criada a primeira confederação, a Confederação Francesa de Empresas Juniores que já reunia mais de 20 empresas na época.

No Brasil:

No final da década de 1980, por iniciativa da Câmara de Comércio Brasil-França o conceito de empresa júnior chegou ao país. É nesse período que surgem as primeiras empresas juniores no Brasil: em 1988, nasce a Empresa Júnior Fundação Getulio Vargas, pioneira no Brasil.

Depois das pioneiras, muitas outras empresas juniores foram criadas por diversas universidades brasileiras. Atualmente, existem mais de 700 empresas juniores espalhadas por todo território nacional, contando com mais de 22.000 empresários juniores.